segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0 Luciano Hulk: dirigir falando pra câmera, não pode!

Então...  Pelo código de trânsitoDirigir com fones de ouvido conectados a aparelho de som ou falando ao telefone celular da Multa de R$ 85,13  (80 UFIRs) e 4 pontos na carteira segundo o site do Detran.
Em relação a dirigir falando enquanto olha para uma câmera, eu não encontrei nada, então não posso dizer que é proibido, embora, ao meu ver, a distração é ainda maior. Ato que o apresentador Luciano, do Caldeirão do Hulk, costuma praticar com frequência quando dirige o carro da produção em algum quadro do programa, como no Lar doce Lar de onde eu tirei essas fotos como exemplo no programa do dia 18 de fevereiro:


Eu gosto do Luciano Hulk, curto o programa dele, tanto pelos números musicais quanto pelos quadros como Lata Velha e o Lar doce Lar. Mas correndo o risco de ser vista como do esquadrão dos politicamente corretos, me arrisco a dizer que, se ajudar as pessoas pode, dar mau exemplo não pode. E dirigir falando várias vezes para uma câmera, definitivamente não devia poder! Se falar com alguém ao celular já é considerado perigoso, mesmo que usando fones de ouvido (o que na teoria não desviaria o foco visual, embora seja uma distração mental), o que dirá narrar uma história enquanto, por várias vezes, se olha para a câmera tirando o foco visual da estrada? E se você assistir o vídeo vai ver que o risco existe já que, na maioria das vezes, as tais 'olhadas' pra câmera acontecem com o carro em movimento enquanto os comentários do Luciano se estendem até a local da chegada. Ou seja, ele está concentrado no quadro, não na estrada. 

Não adianta os jornais noticiarem que falar ao celular e dirigir é perigoso, que no trânsito o motorista deve manter o foco na estrada se um programa popular mostra um apresentador dirigindo como se estivesse sentado no sofá de casa. Até porque a turma jovem se liga mais no Luciano Hulk do que presta atenção ao noticiário. 

Aí talvez alguém pense: Ah, mas só você pra prestar atenção nisso. Povo nem reparou... 
Engano seu, viu? Povo 'não repara', mas a mente capta que é uma beleza. O que acontece é que nem sempre a gente se dá conta da informação que o nosso cérebro recebe. E é aí é que mora o perigo. Porque o que se vê com naturalidade, acaba virando um hábito natural também. 
O que costuma demorar a fazer efeito são alertas citando estatísticas e campanhas de conscientização. Coisas assim sempre passam uma impressão de repressão, de controle... De querer que você seja 'o certinho, o bonzinho...' e nem preciso dizer que o povo acha isso coisa de babaca né? 

Enfim... Cadê a polícia que não diz (ou o Detran que não avisa) pro Luciano Hulk que, se ele quer fazer o trajeto conversando com a câmera, que vá confortavelmente sentado no banco de trás? É aquela história: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. O poder de fazer Merchandising trás a responsabilidade de dar exemplo.  

*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário