domingo, 16 de outubro de 2011

2 Horário de verão e o seu humor

Não teve jeito, apesar das preces de muitos (contra o oba-oba de poucos) o horário de verão começou hoje, 16 de outubro de 2011, e já chegou se anunciando como o maior de todos os tempos: 133 dias que vão durar até 26 de março de 2012. E claro que nesses 133 dias vamos ver na TV e nos jornais as mesmas pesquisas e debates de todos os anos sobre a economia de luz, os efeitos dessa mudança de horário no corpo humano e muitas dicas de como se adaptar a ela, inclusive para não ser afetado pelas mudanças de humor que ocorrem conosco, com os colegas de trabalho, com os filhos (e já ouvi dizer que até os animais domésticos se estressam com a mudança de horário da família 'humana').

O governo diz que economiza muito, já o cidadão não costuma achar que a sua conta de luz diminui (mistérios?) sem contar que quando nosso organismo começa a se adaptar com o novo horário, volta o velho!

Bem, verdade é que se eu trabalhasse até as 17hrs ou 18hrs eu iria adorar o tal 'horário de verão' (que aliás começa praticamente ainda no início da primavera). Fato é que para quem sai do trabalho cedo, voltar para casa com luz do dia pode ser um presente. Sem contar para a turma que tem uma praia por perto ou um bom parque para caminhar.

Infelizmente eu sou da turma que é afetada negativamente pela mudança do horário. Meu pai tem comércio e vai continuar abrindo 7hrs (ou seja, as 6hrs) e ao invés de fechar próximo das 20hrs, vai fechar perto das 21hrs já que ele acha que enquanto há sol as portas tem que continuar abertas... Evidentemente nada comparado a turma que tem que sair de casa muito, mas muito cedo. E se acordar tão cedo já não é agradável, o escuro da rua só torna a saída ainda pior.

Bem, não sei qual a sua relação com o novo horário; se para você não faz diferença, se curte...Se odeia! Mas se tiver elogios ou reclamações sobre a mudança do horário, bem vindo ao clube. Ah, e se você ainda não entendeu o que eu penso sobre o 'horário de verão', passe o mouse sobre a imagem que não vai restar dúvidas...


2 comentários:

  1. Vou repetir o que escrevi lá e fazer um acréscimo:

    Só gosto do horário de verão em uma situação: em período de férias - quando eu tiro férias - em cidade litorânea, no verão com aquele sol todo. Bom para quem vive "de férias permanentes"...já para a maioria da peãozada, que precisa acordar mais cedo para trabalhar...

    E quando me acostumo com o horário, ele acaba. :(

    O governo diz que economiza bastante, mas é algo em torno de 1% ou 2%. Há quem sustente que isso evitaria os famosos "apagões", mas tenho sérias dúvidas sobre isso e sobre tal economia. Aqui na BA o governador resolveu atender aos pedidos dos empresários, sem se importar se o povo é contra ou não gosta do Horário de verão.

    Democracia é isso aí! :(

    ResponderExcluir
  2. Realmente pra quem tá de férias e não tem hora pra acordar, tem lá seu lado agradável. O dia fica mais longo pra se curtir ao ar livre.

    Segundo eu li por aí, 72% da população é contra o horário de verão.

    Mas e desde quando povo apita, né? É só olhar os aumentos constantes e abusivos que os políticos se dão...

    Mas isso da gente começar a se acostumar e mudar de novo é @#¨$%#%

    ResponderExcluir